ONU vê cooperativas como essenciais para o desenvolvimento sustentável

08 de Julho de 2015

ONU vê cooperativas como essenciais para o desenvolvimento sustentável

O Dia Internacional das Cooperativas foi comemorado pela ONU no dia 4 de julho, e em um comunicado oficial, o secretário-geral destacou que as cooperativas têm um "papel inestimável" para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável.

Neste ano, o tema do dia é "Escolha Cooperativas, Escolha Igualdade". Por isso, Ban Ki-moon lembra que a "desigualdade é um obstáculo ao desenvolvimento, impedindo que as pessoas tenham acesso a bens e serviços".

Igualdade

Ban acredita que o modelo de cooperativa ajuda a ultrapassar esse desafio, porque o sistema tenta manter os princípios da igualdade e da democracia participativa.

O secretário-geral explica que muitas pesquisas mostram como as cooperativas ajudam a diminuir as diferenças salariais entre homens e mulheres e a promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Emprego

A ONU calcula que uma entre seis pessoas no mundo é membro ou cliente de uma cooperativa. São 2,6 milhões de cooperativas que empregam 12,6 milhões de pessoas. Por isso Ban Ki-moon acredita que o potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável é enorme.

Outro ponto destacado pelo chefe da ONU é o forte compromisso das cooperativas em contribuir para as comunidades, já que seu modelo de negócio é baseado na inclusão e na sustentabilidade.
No ano de 2008, em meio à crise financeira global, as 300 maiores cooperativas do mundo geraram um volume de negócios de mais de US$ 1 trilhão, segundo agências das Nações Unidas.

Fonte: EBC


Educação Ambiental na Lapa - Visita à Mata do Uru Educação Ambiental na Lapa - Visita à Mata do Uru

Sexta-Feira, 20 de Março de 2015

O consumo de foie gras está em baixa na França e na Europa O consumo de foie gras está em baixa na França e na Europa

Sexta-Feira, 27 de Fevereiro de 2015

Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais