notícias

Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural

Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017

Um dos principais empecilhos para o desenvolvimento do turismo rural na Rota dos Tropeiros - corredor histórico que perpassa 22 municípios da região dos Campos Gerais - a falta de amparo legal aos produtores rurais para exercerem a atividade, deixou de existir nesta segunda-feira (2), com a sanção da Lei 19.142/2017, proposta pelos deputados estaduais Rasca Rodrigues (PV) e Anibelli Neto (PMDB).

A Lei passa a reconhecer o turismo nesta região como atividade rural, permitindo que serviços de hospedagem, exploração de vivência, organização de visitas, alimentação, por exemplo, sejam qualificados como do meio rural. Na prática, segundo os autores, a Lei regulamenta o turismo rural na Rota dos Tropeiros e deve alavancar a atividade na região, incentivando os produtores – agora amparados legalmente no Paraná – para que vejam o turismo como uma janela de oportunidades.

“Hoje há muita insegurança e isto não faz com que a região, com enorme potencial histórico e cultural, tenha um turismo rural forte”, explicou Rasca Rodrigues.

A nova legislação tem o apoio da Paraná Turismo, agência do Governo do Estado responsável pela promoção do turismo no Paraná. Segundo Jacó Gimennes, presidente da agência, a Lei pode fazer com que o turismo rural seja uma atividade regular na Rota.

“Havia uma insegurança dos empreendedores de investirem na Rota dos Tropeiros, por não ser uma atividade regular. O amparo legal é um grande avanço, pois traz esta segurança e cria condições favoráveis para captação de recursos”, disse Gimennes.

A Rota dos Tropeiros consiste em um roteiro que passa por 22 municípios. Foi criada em 2002 e incluída no calendário oficial do estado em 2012 para fomentar o turismo e divulgar a história paranaense, mas faltava a regulamentação para que os serviços oferecidos fossem amparados pelas leis de turismo rural e deslanchar o projeto.

VEJA TAMBÉM

NOTA DE PESAR - Osmar Borges Drumond
NOTA DE PESAR: Henor Reis
Deputados dão início a Semana da Alimentação Saudável na Assembleia Legislativa
Ponta Grossa: Atos fortalecem resistência de Ponta Grossa à redução da APA da Escarpa Devoniana
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais