notícias

Rasca e Schiavinato vão ao RJ buscar informações junto à ANP sobre o fracking

Rasca e Schiavinato vão ao RJ buscar informações junto à ANP sobre o fracking

Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2017

Deputados se reunirão com o diretor geral da ANP, Waldyr Barroso

Os deputados estaduais Rasca Rodrigues (PV) e José Carlos Schiavinato (PP) irão ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10), onde se reunirão com Waldyr Barroso, diretor geral ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para discutir o possível avanço do método fracking no estado. Também participarão os superintendentes de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Marcelo Mafra e Carlos Agenor.

No dia 27 de setembro acontecerá a 14ª Rodada de Licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural promovida pela ANP. O certame irá ofertar 287 blocos para exploração de áreas em 9 bacias sedimentares, incluindo a Bacia do Paraná.

Rasca destaca o fato do Paraná ser o primeiro estado do país a criar uma legislação (Lei 18.947/2016) suspendendo qualquer exploração pelo método, inclusive estudos e pesquisas para futuras perfurações.

"O Paraná já disse não ao fracking, quando criamos esta Lei pioneira no Brasil. Agora é hora de ficarmos vigilantes, e nossa ida à ANP é justamente para garantir o cumprimento da Lei em vigor", disse Rasca, que ao lado de Schiavinato liderou o movimento antifracking na Assembleia Legislativa do Paraná.

Já Schiavinato explica que os editais não explicitam se os blocos incluem a exploração de gás de xisto pelo método não convencional do fraturamento hidráulico, mais conhecido como fracking. O parlamentar se mostrou preocupado quanto à segurança ambiental relativa à exploração do gás natural no território nacional.

“Precisamos saber se há estudos sobre o impacto que se teria no comércio, principalmente ao relacionado à nossa produção agrícola, caso o fracking fosse praticado no Brasil, e quais a metodologia adotada para a definição das bacias que serão ofertadas”.

A reunião está marcada para acontecer nesta quinta-feira, 10, às 10 da manhã na sede da ANP no Centro do Rio.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Clínicas veterinárias poderão ser proibidas de exigir pagamento antecipado para atender animais em risco
Assembleia debaterá aplicação de agrotóxicos em torno de cidades e aglomerados urbanos
Assembleia debaterá aplicação de agrotóxicos em torno de cidades e aglomerados urbanos
Rasca cobra investigação rigorosa da trágica morte do vereador Elton Coruja (PV)
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais