notícias

Rasca e Schiavinato vão ao RJ buscar informações junto à ANP sobre o fracking

Rasca e Schiavinato vão ao RJ buscar informações junto à ANP sobre o fracking

Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2017

Deputados se reunirão com o diretor geral da ANP, Waldyr Barroso

Os deputados estaduais Rasca Rodrigues (PV) e José Carlos Schiavinato (PP) irão ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10), onde se reunirão com Waldyr Barroso, diretor geral ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para discutir o possível avanço do método fracking no estado. Também participarão os superintendentes de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Marcelo Mafra e Carlos Agenor.

No dia 27 de setembro acontecerá a 14ª Rodada de Licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural promovida pela ANP. O certame irá ofertar 287 blocos para exploração de áreas em 9 bacias sedimentares, incluindo a Bacia do Paraná.

Rasca destaca o fato do Paraná ser o primeiro estado do país a criar uma legislação (Lei 18.947/2016) suspendendo qualquer exploração pelo método, inclusive estudos e pesquisas para futuras perfurações.

"O Paraná já disse não ao fracking, quando criamos esta Lei pioneira no Brasil. Agora é hora de ficarmos vigilantes, e nossa ida à ANP é justamente para garantir o cumprimento da Lei em vigor", disse Rasca, que ao lado de Schiavinato liderou o movimento antifracking na Assembleia Legislativa do Paraná.

Já Schiavinato explica que os editais não explicitam se os blocos incluem a exploração de gás de xisto pelo método não convencional do fraturamento hidráulico, mais conhecido como fracking. O parlamentar se mostrou preocupado quanto à segurança ambiental relativa à exploração do gás natural no território nacional.

“Precisamos saber se há estudos sobre o impacto que se teria no comércio, principalmente ao relacionado à nossa produção agrícola, caso o fracking fosse praticado no Brasil, e quais a metodologia adotada para a definição das bacias que serão ofertadas”.

A reunião está marcada para acontecer nesta quinta-feira, 10, às 10 da manhã na sede da ANP no Centro do Rio.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

NOTA DE PESAR - Osmar Borges Drumond
NOTA DE PESAR: Henor Reis
Deputados dão início a Semana da Alimentação Saudável na Assembleia Legislativa
Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais