notícias

Rasca discute propostas em prol dos animais e meio ambiente com governadora Cida Borghetti

Rasca discute propostas em prol dos animais e meio ambiente com governadora Cida Borghetti

Terca-Feira, 24 de Abril de 2018

O deputado estadual Rasca Rodrigues (Podemos) esteve com a governadora Cida Borghetti, nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para discutir ações e políticas públicas em prol dos animais e à conservação da natureza. Numa conversa rápida, Rasca apresentou três propostas que agradaram a governadora, que se comprometeu em dar prosseguimento pelo Governo do Estado.

O deputado defendeu a criação de um decreto ou projeto de lei de governo para isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de produtores de mudas nativas. Segundo Rasca, já há isenção do imposto no comércio de mudas nativas, mas não na produção. “Ampliar a medida, certamente, vai estimular o plantio de árvores ameaçadas de extinção como a nossa araucária”, explicou.

Em relação à proteção aos animais, o parlamentar voltou a cobrar a instituição de um Novo Código Estadual de Proteção aos Animais. “A atualização completa do atual Código, que já tem quase vinte anos, é urgente. De lá pra cá muitas debates sobre os direitos dos animais avançaram, mas o Código ficou parado. Desde 2011, estamos pautando esta questão e esperamos avançar com o novo governo”, disse Rasca. 

Rasca apresentou a primeira versão do novo Código ainda em 2011 e reapresentou em 2015 com importantes mudanças, sobretudo na tipificação do crime de maus tratos aos animais. A proposta atualizava quatro capítulos (Animais Silvestres, Domésticos, de Laboratório e de uso Agropecuário) da atual legislação e incluía um novo capítulo (Maus Tratos aos Animais), com condutas que devem ser seguidas em todo o Paraná.

“Durante o trâmite do nosso projeto, na Assembleia Legislativa, fomos alertados de que vários dispositivos poderiam ser derrubados, pois seriam de competência do Executivo. Após várias reuniões com o Governo do Estado, e com grupos de protetores, chegamos ao entendimento de que retiraríamos o projeto e o Governo encaminharia uma proposta semelhante com nossa ajuda. Por isto é importante trazer para a nova governadora esta pauta, que não pode esperar mais”, justificou Rasca, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais. 

Rasca também pediu à governadora urgência na criação do Parque Estadual Teresa Urban, que já está na pauta do Governo do Estado, numa homenagem à jornalista e ambientalista curitibana falecida em 2013.

“Temos outras pautas ainda para discutir com a governadora, que são fundamentais à proteção dos recursos naturais do Paraná, que pretendemos debater numa próxima reunião”, completou.

 

VEJA TAMBÉM

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP
Estudo com diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana é apresentado na Assembleia
  Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Dia da Luta contra Discriminação Racial passa na Comissão de Direitos Humanos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais