notícias

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quarta-feira (12), em duas votações, o projeto de lei 384/2015, de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (Podemos), que proíbe a retirada de penas de aves vivas no Paraná. O objetivo da iniciativa é evitar maus tratos aos animais em atividades manufaturadas, comerciais e industriais.

Na prática, o projeto pretende evitar que galinhas, patos, gansos e avestruzes sejam submetidos ao processo “ripping” – quando as aves são levantadas pelo pescoço, têm as pernas amarradas e são depenadas vivas. O processo causa dor às aves e faz com que o nível de glicose no sangue dobre.

“Quem atua nesta atividade prefere depenar as aves vivas, pois é mais econômico e permite quatro “retiradas” ao ano por ave. Nós entendemos que isto é um absurdo, afinal o lado econômico é mais valorizado do que a vida. Até porque há alternativas concretas para satisfazer esta atividade, sendo apenas uma opção pelo método mais cômodo em detrimento do bem-estar animal”, explicou Rasca.

Estimativas apontam que gansos e patos que passam pelo processo vivem, em média, quatro anos. Ao viverem livres, as mesmas aves chegam aos 12 ou 15 anos. A plumagem das aves é geralmente utilizada para confecção de travesseiros e roupas de cama. Para se produzir um edredom, por exemplo, cerca de 75 aves precisam ser despenadas.

O projeto ainda passará por mais uma votação na ALEP para, se aprovado, ir à sanção do Governo do Estado.

 

VEJA TAMBÉM

Em 8 anos de mandato, Rasca Rodrigues foi protagonista das principais lutas ambientais do Paraná
Estudo com diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana é apresentado na Assembleia
  Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Dia da Luta contra Discriminação Racial passa na Comissão de Direitos Humanos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais