notícias

Projeto que prevê colação de grau gratuita a todos os formandos vai à sanção

Projeto que prevê colação de grau gratuita a todos os formandos vai à sanção

Quarta-Feira, 08 de Agosto de 2018

Os deputados estaduais aprovaram, em definitivo, o projeto de lei que pretende fazer com que todas as instituições de ensino superior do Paraná ofereçam colação de grau gratuita para todos os formandos. O projeto de iniciativa do deputado Rasca Rodrigues (Podemos) vai agora para a sanção ou veto da governadora do Estado - etapa final para virar Lei.

Na prática, Rasca quer que todas as instituições públicas e privadas do Paraná ofereçam oficialmente a colação gratuita aos formandos habilitados e que a chamada colação particular - aquela em que se escolhe uma empresa e os próprios alunos arcam com os custos - seja opcional e não a principal cerimônia.

"Hoje, infelizmente, quem não pode pagar a colação particular, não cola grau junto com os colegas", justifica o deputado.

As universidades e faculdades, por resolução do MEC, tem autonomia para definirem as regras à outorga de grau. Em geral, elas oferecem duas modalidades aos formandos, a particular e a coletiva institucional.

A primeira, ao longo do tempo, se consolidou como a principal colação, deixando a segunda apenas para formandos que não podem pagar. No entanto, na cerimônia coletiva, os estudantes não colam grau com os colegas e, muitas vezes, optam por apenas retirar os diplomas na secretaria dos cursos.

“Tirar o direito do estudante se formar, colar grau com os colegas e familiares, um momento muito importante em sua vida, é humilhante e discriminatório. Principalmente nos dias atuais, em que muitos estudantes são bolsistas, pelo ProUni, por exemplo. Se cumpriram os mesmos requisitos para a formação, devem também colarem grau como os demais, em cerimônia gratuita”, defende Rasca.

VEJA TAMBÉM

Apenas 2% dos municípios do Paraná têm planos de conservação da Mata Atlântica
Lançamento do projeto "Planos Municipais da Mata Atlântica no Paraná" na Assembleia Legislativa
População e especialistas se posicionam sobre possível redução do Parque Lago Azul, em Campo Mourão
Audiência pública debaterá projeto que pretende reduzir 70% do Parque Lago Azul
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais