notícias

Projeto pode resgatar plantio de cítrico no Vale da Ribeira

Projeto pode resgatar plantio de cítrico no Vale da Ribeira

Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2015

Os deputados Alexandre Curi (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV) são autores de projeto aprovado pela Assembléia Legislativa que autoriza a comercialização e o trânsito da fruta cítrica poncã para outros estados. O transporte, devidamente acompanhado de certificado fitossanitário, nota fiscal e de permissão de trânsito vegetal, para facilitar a rastreabilidade da fruta, se dará inclusive para regiões onde a ocorrência da doença pinta negra (Guignardia Citricarpa) é reconhecida.

A iniciativa, segundo os autores, beneficiará especialmente os produtores do Vale da Ribeira, possibilitando a exportação do produto que é resistente à doença pinta negra dos citros e não apresenta risco de contaminação. A poncã será assim comercializada com folhas, o que aumenta a conservação e durabilidade, além de indicar sua colheita recente através da cor. 

O projeto aprovado pode resgatar o plantio da fruta, que chegou a ter uma queda de 70% na sua produção face à uma resolução equivocada do Ministério da Agricultura que alegava risco de disseminação da doença através do produto, o que não foi comprovado cientificamente.

“Como consequência deste erro, os produtores do Vale da Ribeira passaram a optar por outros cultivos, especialmente o do pinus, abandonando o plantio do cítrico. Com este projeto a expectativa é de que a região volte a produzir poncã, resgatando uma das grandes características da sua agricultura”, completou Alexandre Curi.

Fonte: Assessoria Dep. Alexandre Curi

VEJA TAMBÉM

NOTA DE PESAR - Osmar Borges Drumond
NOTA DE PESAR: Henor Reis
Deputados dão início a Semana da Alimentação Saudável na Assembleia Legislativa
Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais