notícias

Ponta Grossa terá atos contra a redução da Escarpa Devoniana nesta quinta-feira (28)

Ponta Grossa terá atos contra a redução da Escarpa Devoniana nesta quinta-feira (28)

Terca-Feira, 26 de Setembro de 2017

A próxima quinta-feira (28) será marcada por três grandes atos, todos no município de Ponta Grossa (Campos Gerais), contra a proposta de redução da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Segundo o Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana – que reúne ambientalistas, professores, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas contrárias à redução – o dia será de forte mobilização junto à população sobre os riscos da possível redução da APA.

A primeira atividade está marcada para as 9h, em frente ao Colégio Regente Feijó, quando estudantes e demais grupos realizarão uma caminhada contra o projeto 527/2016 até a Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Na Câmara, acontece o segundo ato do dia, a partir das 10h teremos uma grande aula pública com a participação de profissionais que elaboraram o projeto atual da APA. Será possível tirar dúvidas no que se refere ao processo em tramitação da Assembleia Legislação e os riscos ambientais, culturais e econômicos da medida.

No final da tarde, a partir das 19h, ocorrerá um ato público, também na Câmara Municipal, no qual será oficialmente lançado o Comitê Pró-APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, que é um dos municípios mais interessados nessa discussão, criado para dar voz à sociedade organizada contra a proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Todos os eventos são abertos ao público e a participação é livre. Segundo membros do movimento, o objetivo é conscientizar a população para a conservação da biodiversidade dos Campos Gerais e mostrar aos parlamentares que a redução da APA da Escarpa Devoniana representa um enorme retrocesso à região e ao Paraná.

Deputados que integram o movimento, entre eles o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que é relator do projeto na Alep, e Péricles de Mello (PT) já confirmaram presença nos atos.

 

Programação completa:

7h às 9h - Concentração na frente do Colégio Regente Feijó

9h – Saída para a caminhada até a Câmara Municipal

10h – Aula Pública com professor Gilson Burigo (UEPG) e demais especialistas

Temas: * a APA da Escarpa Devoniana; * a APA e os Campos Gerais; * As ameaças do projeto PL 527 e * Cidadania e formas de participação

14h às 17h – Panfletagem no Calçadão no Centro de Ponta Grossa, com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra o projeto, moção pública e conscientização

19h – Lançamento do Comitê Pró APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, na Câmara Municipal

VEJA TAMBÉM

NOTA DE PESAR - Osmar Borges Drumond
NOTA DE PESAR: Henor Reis
Deputados dão início a Semana da Alimentação Saudável na Assembleia Legislativa
Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais