notícias

Ponta Grossa terá atos contra a redução da Escarpa Devoniana nesta quinta-feira (28)

Ponta Grossa terá atos contra a redução da Escarpa Devoniana nesta quinta-feira (28)

Terca-Feira, 26 de Setembro de 2017

A próxima quinta-feira (28) será marcada por três grandes atos, todos no município de Ponta Grossa (Campos Gerais), contra a proposta de redução da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Segundo o Movimento Pró-APA da Escarpa Devoniana – que reúne ambientalistas, professores, estudantes, representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas contrárias à redução – o dia será de forte mobilização junto à população sobre os riscos da possível redução da APA.

A primeira atividade está marcada para as 9h, em frente ao Colégio Regente Feijó, quando estudantes e demais grupos realizarão uma caminhada contra o projeto 527/2016 até a Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Na Câmara, acontece o segundo ato do dia, a partir das 10h teremos uma grande aula pública com a participação de profissionais que elaboraram o projeto atual da APA. Será possível tirar dúvidas no que se refere ao processo em tramitação da Assembleia Legislação e os riscos ambientais, culturais e econômicos da medida.

No final da tarde, a partir das 19h, ocorrerá um ato público, também na Câmara Municipal, no qual será oficialmente lançado o Comitê Pró-APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, que é um dos municípios mais interessados nessa discussão, criado para dar voz à sociedade organizada contra a proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Todos os eventos são abertos ao público e a participação é livre. Segundo membros do movimento, o objetivo é conscientizar a população para a conservação da biodiversidade dos Campos Gerais e mostrar aos parlamentares que a redução da APA da Escarpa Devoniana representa um enorme retrocesso à região e ao Paraná.

Deputados que integram o movimento, entre eles o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que é relator do projeto na Alep, e Péricles de Mello (PT) já confirmaram presença nos atos.

 

Programação completa:

7h às 9h - Concentração na frente do Colégio Regente Feijó

9h – Saída para a caminhada até a Câmara Municipal

10h – Aula Pública com professor Gilson Burigo (UEPG) e demais especialistas

Temas: * a APA da Escarpa Devoniana; * a APA e os Campos Gerais; * As ameaças do projeto PL 527 e * Cidadania e formas de participação

14h às 17h – Panfletagem no Calçadão no Centro de Ponta Grossa, com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra o projeto, moção pública e conscientização

19h – Lançamento do Comitê Pró APA da Escarpa Devoniana – Núcleo Ponta Grossa, na Câmara Municipal

VEJA TAMBÉM

Clínicas veterinárias poderão ser proibidas de exigir pagamento antecipado para atender animais em risco
Assembleia debaterá aplicação de agrotóxicos em torno de cidades e aglomerados urbanos
Assembleia debaterá aplicação de agrotóxicos em torno de cidades e aglomerados urbanos
Rasca cobra investigação rigorosa da trágica morte do vereador Elton Coruja (PV)
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais