notícias

No Dia da Amazônia, deputado pede a retirada de projeto que pretende reduzir a Escarpa

No Dia da Amazônia, deputado pede a retirada de projeto que pretende reduzir a Escarpa

Terca-Feira, 05 de Setembro de 2017

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) aproveitou o Dia da Amazônia, comemorado nesta terça-feira (5), para fazer um novo apelo aos autores do polêmico projeto de lei 527/2016, que pretende reduzir em 70% os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais. Rasca pediu aos deputados Plauto Miró (DEM), Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB) que repensassem a iniciativa, que tramita na Assembleia Legislativa (Alep) desde o final de 2016, diante do iminente retrocesso ambiental.

“Todos estamos vendo a reação da sociedade depois que o presidente Temer revogou a Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), colocando em risco a Amazônia. Esperamos que aqui no Paraná, os deputados repensem esta iniciativa, por amor à vida, amor aos Campos Gerais, por amor à água e toda a biodiversidade da Escarpa Devoniana”, pediu Rasca durante pronunciamento no plenário da Alep.
Rasca é o relator do projeto no âmbito da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e é abertamente contra o projeto, criado a partir de um estudo da Fundação ABC, ligada a grupos agropecuários da região.


Escarpa Devoniana
A Escarpa Devoniana é a maior APA do Paraná, com 392 mil hectares (pela proposta passaria a ter 125 mil hectares), criada em 1992, para assegurar a proteção dos recursos naturais entre o Primeiro e o Segundo Planalto. Estão dentro da APA os municípios da Lapa, Balsa Nova, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés.


Patrimônios naturais, arqueológicos e culturais, fazem parte da APA, com destaque os parques estaduais de Vila Velha, do Monge e do Cerrado, além dos cânions do Parque do Guartelá. Importantes rios com o Tibagi, que é usado para o abastecimento de diversas regiões do estado, estão nos limites atuais e podem ser retirados caso a proposta seja aprovada.

VEJA TAMBÉM

Deputado quer que instituições ofereçam colação de grau gratuita a todos os formandos
Projeto que amplia possibilidades de ascensão de praças da Polícia Militar segue para sanção
Rasca recebe homenagem do “Movimento Duplicação Já” pelo trabalho na conquista da duplicação da Leopoldo Jacomel
Comissões de Ecologia e de Finanças aprovam incentivos à geração de energia limpa
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais