notícias

"Mês da Bicicleta" terá a 2ª Pedalada pela Despoluição do Rio Belém

"Mês da Bicicleta" terá a 2ª Pedalada pela Despoluição do Rio Belém

Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017

A campanha “+Vida no Rio Belém” promoverá no próximo dia 24 de setembro (domingo), no âmbito das atividades do “Mês da Bicicleta”, a 2ª pedalada pela despoluição do Rio Belém, que passará pelas principais vias centrais de Curitiba - que margeiam o rio. A pedalada é organizada pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) e pelo vereador Goura (PDT), com apoio da Arte Bici Mob, além da participação de cicloativistas, lideranças da comunidade e de trabalhadores, Rotarys Club, grupos de escoteiros, entre outros.

A concentração será a partir das 9h, no Jardim de Sofia, em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, ao lado das margens do Rio Belém. Serão ao todo 18 quilômetros até o Parque Náutico do Iguaçu, com duas paradas de observação no caminho: uma no encontro do Rio Belém com o Rio Ivo, perto do estádio da Vila Capanema e outro no início da Rua Canal Belém, no bairro Guabirotuba, passando a Linha Verde.

“Os participantes poderão optar por dois trechos, assim como na primeira edição da pedalada. O primeiro terá sete quilômetros, da saída até o início do Canal Belém, na Linha Verde. Quem tiver mais disposição pode ir até o fim, ou até mesmo, entrar direto no segundo trecho. Vamos ter dois carros acompanhando, ajudando no ato. Portanto, é uma atividade de lazer com uma pauta que queremos que ecoe na cidade inteira”, explica o coordenador da campanha, Rasca Rodrigues.

No primeiro trecho, os participantes passarão pela Avenida Cândido de Abreu, Passeio Público, Rua Tibagi, Rua João Negrão – sempre próximo ao leito do rio, que neste ponto é enterrado – finalizando com um contorno no estádio Vila Capanema e a Rua Iapó, no Prado Velho. Já o segundo trecho começa no encontro da Rua Canal Belém com a Avenida Salgado Filho, a partir daí, o trecho é reto e sempre ao lado do rio, finalizando com uma conversão na Rua Drº Bley Zornig para acessar a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão, chegando ao Parque Náutico.

“Nossa primeira pedalada foi bastante exitosa, por onde passamos, levamos nossa mensagem e chamamos a atenção para o tema”, disse Goura.

Campanha

Criada no Dia do Rio (24 de novembro) do ano passado, a campanha “+Vida no Rio Belém” já realizou diversas ações em prol da revitalização dos 21 km do rio. Ainda em 2016, foram promovidas várias blitz de conscientização com a entrega de 30 mil cartilhas para os moradores e comerciantes da Bacia do Rio Belém, que compreende 37 bairros da capital. Em março de 2017, foi realizada uma grande audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba para debater o assunto. Em junho foi realizada a 1ª pedalada pela despoluição do rio, que reuniu cerca de 100 apoiadores.

 

SERVIÇO: 2ª Pedalada pela Despoluição do Rio Belém

DATA: Dia 24 de setembro (domingo)

HORÁRIO: A partir das 9h LOCAL: Jardim de Sofia, Centro Cívico

ENDEREÇO: R. Conselheiro Raul Viana, S/N, em frente ao Palácio das Araucárias

MAIS INFORMAÇÕES: 41 3350-4056 ou 3350-4640

Confira no MAPA o trajeto da Pedalada

VEJA TAMBÉM

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP
Estudo com diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana é apresentado na Assembleia
  Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Dia da Luta contra Discriminação Racial passa na Comissão de Direitos Humanos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais