notícias

Especialista falará sobre importância da rotulagem de alimentos gordurosos no combate à obesidade

Especialista falará sobre importância da rotulagem de alimentos gordurosos no combate à obesidade

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2016

Incluir informações mais didáticas nos rótulos de produtos industrializados pode contribuir para a redução nos índices de obesidade no Paraná e no Brasil. Isso é o que defende o médico, cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), João Caetano Marchesini. Ele estará nesta quarta-feira (16), às 14h30, na Assembleia Legislativa, a convite do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), para apresentar os dados e as consequências econômicas do avanço da obesidade no estado.

Marchesini, que atua na área de pesquisa e é considerado um dos mais renomados especialistas no tratamento da obesidade no mundo, também defenderá a aprovação do projeto de lei 470/2016, de autoria do deputado Rasca Rodrigues, que pretende regulamentar a rotulagem diferenciada para produtos gordurosos e industrializados, além de criar mecanismos de incentivo fiscal para alimentos saudáveis no Paraná.

“Acreditamos que a identificação dos alimentos que são gordurosos e industrializados já na embalagem e um incentivo fiscal para baratear o custo de produtos saudáveis são determinantes para enfrentarmos o problema da obesidade no Paraná. Hoje, ao invés de incentivar os alimentos saudáveis, temos produtos industrializados mais em conta e que acabam sendo mais atraentes ao consumidor. Isto tem que mudar”, defende Rasca Rodrigues (PV).

O médico contribuiu para a elaboração do projeto de lei e coordenou uma equipe de especialistas - da área médica e da nutrição, que atuam como pesquisadores em universidades de Curitiba. O trabalho resultou na elaboração de selos de identificação diferenciados, conforme o teor de nutrientes contidos em alimentos embalados líquidos e sólidos. São quatro cores de selos que - de acordo com a quantidade de açúcares, gordura total, gordura saturada, sódio e fibras – pode ser dourado (para um produto saudável), chegando até ao selo vermelho (que faz um alerta para o consumo).

“Vamos apresentar um estudo científico que comprova a mudança na escolha das pessoas quando elas são alertadas de que determinado alimento não faz bem à saúde”, adianta Marchesini. 

Trajetória - Caetano Marchesini possui estudos publicados em revistas internacionais e capítulos escritos em livros. Além disso, coordena um dos principais cursos para formação de novos cirurgiões bariátricos do Brasil e da América Latina. Marchesini contribuiu com a formulação de Projetos de Lei para o combate à obesidade no Paraná e no Brasil e, atualmente, continua atuando com equipe de pesquisas para reduzir a obesidade entre jovens e crianças.

 

Serviço: “Apresentação de dados sobre avanço da obesidade e a importância de informações confiáveis nos produtos alimentícios para escolhas saudáveis”

DATA: 16/11 (quarta-feira)

HORÁRIO: 14h30

LOCAL: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná

VEJA TAMBÉM

Assembleia sedia lançamento de livro e exposição de fotos sobre o tropeirismo e os Campos Gerais
Rasca e gestores discutem ações em prol dos animais para Pontal do Paraná
Audiência pública na Assembleia Legislativa debate questão da exploração econômica da água
Entidades entregam novo parecer contra a redução da Escarpa Devoniana ao presidente da ALEP
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais