notícias

Em video, Rasca faz novo apelo contra a redução da Escarpa Devoniana

Em video, Rasca faz novo apelo contra a redução da Escarpa Devoniana

Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) divulgou, nesta quarta-feira (13), um novo vídeo, em suas redes sociais, tratando dos impactos ambientais da possível redução de 70% da Àrea de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, nos Campos Gerais.

O polêmico projeto 527/2016, em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná, está entre os mais controversos já debatidos nesta legislatura. No vídeo, Rasca compara a tentativa de reduzir de 392 mil hectares para 125 mil hectares da APA com outras áreas protegidas mais conhecidas pela população, entre as quais, as Cataratas do Iguaçu, a Amazônia Legal, o Pantanal Brasileiro e etc.

"A Escarpa é rica em biodiversidade, animais em risco de extinção, parques e paisagens naturais únicas no mundo, assim como estas áreas que são mais conhecidas pela população. A ideia é mostrar a dimensão desta mitulação que querem fazer", explica Rasca.

A Escarpa Devoniana é a maior APA do Paraná, criada em 1992, para assegurar a proteção dos recursos naturais entre o Primeiro e o Segundo Planalto. Estão dentro da APA os municípios da Lapa, Balsa Nova, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Patrimônios naturais, arqueológicos e culturais, fazem parte da APA, com destaque os parques estaduais de Vila Velha, do Monge e do Cerrado, além dos cânions do Parque do Guartelá. Importantes rios com o Tibagi, que é usado para o abastecimento de diversas regiões do estado, estão nos limites atuais e podem ser retirados caso a proposta seja aprovada.

Assista o video clicando aqui

 

Foto - Denis Ferreira Netto

VEJA TAMBÉM

NOTA DE PESAR - Osmar Borges Drumond
NOTA DE PESAR: Henor Reis
Deputados dão início a Semana da Alimentação Saudável na Assembleia Legislativa
Turismo rural na Rota dos Tropeiros passa a ser reconhecido como atividade rural
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais