notícias

Em video, Rasca faz novo apelo contra a redução da Escarpa Devoniana

Em video, Rasca faz novo apelo contra a redução da Escarpa Devoniana

Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) divulgou, nesta quarta-feira (13), um novo vídeo, em suas redes sociais, tratando dos impactos ambientais da possível redução de 70% da Àrea de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, nos Campos Gerais.

O polêmico projeto 527/2016, em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná, está entre os mais controversos já debatidos nesta legislatura. No vídeo, Rasca compara a tentativa de reduzir de 392 mil hectares para 125 mil hectares da APA com outras áreas protegidas mais conhecidas pela população, entre as quais, as Cataratas do Iguaçu, a Amazônia Legal, o Pantanal Brasileiro e etc.

"A Escarpa é rica em biodiversidade, animais em risco de extinção, parques e paisagens naturais únicas no mundo, assim como estas áreas que são mais conhecidas pela população. A ideia é mostrar a dimensão desta mitulação que querem fazer", explica Rasca.

A Escarpa Devoniana é a maior APA do Paraná, criada em 1992, para assegurar a proteção dos recursos naturais entre o Primeiro e o Segundo Planalto. Estão dentro da APA os municípios da Lapa, Balsa Nova, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Patrimônios naturais, arqueológicos e culturais, fazem parte da APA, com destaque os parques estaduais de Vila Velha, do Monge e do Cerrado, além dos cânions do Parque do Guartelá. Importantes rios com o Tibagi, que é usado para o abastecimento de diversas regiões do estado, estão nos limites atuais e podem ser retirados caso a proposta seja aprovada.

Assista o video clicando aqui

 

Foto - Denis Ferreira Netto

VEJA TAMBÉM

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP
Estudo com diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana é apresentado na Assembleia
  Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Dia da Luta contra Discriminação Racial passa na Comissão de Direitos Humanos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais