notícias

Documentário contra a redução da APA da Escarpa Devoniana é lançado em Curitiba

Documentário contra a redução da APA da Escarpa Devoniana é lançado em Curitiba

Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) lançou nesta sexta-feira (27), na ExpoUnimed, em Curitiba, o curta metragem “Os Últimos Campos Gerais”, que revela os riscos e as irregularidades que permeiam o projeto de lei 527/2016, que pretende diminuir em quase 70% os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, a maior unidade de conservação do Sul do Brasil. O lançamento contou com a presença de 300 pessoas, entre as quais, estudantes, lideranças do movimento Pró-Escarpa e lideranças políticas contrárias ao projeto.

O curta tem quinze minutos de duração, conta com a narração do ator Luis Melo e resume a polêmica da proposta de redução, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR) desde o segundo semestre de 2016.

“O filme lança luz ao problema, lembrando que a APA da Escarpa Devoniana é uma unidade de conservação de uso sustentável, que existe para estimular o convívio harmônico entre conservação da biodiversidade e a realização de atividades produtivas. Mas desde 2004, quando o Plano de Manejo da área foi criado, nunca foi respeitado”, explica Giem Guimarães, diretor do Observatório de Justiça e Conservação. 

Além do documentário, o OJC apresentou publicamente uma música, gravada voluntariamente por artistas contrários à redução da APA, com o nome “Pare. Preste Atenção”, que é a principal trilha sonora do documentário. Após o lançamento, uma mesa-redonda debateu as “Soluções sustentáveis para a APA da Escarpa Devoniana e Campos Gerais”.

“Não queremos a Escarpa apenas pela Escarpa, pois há um enorme potencial turístico e cultural ali e que, a partir deste fato triste, que é a tentativa de redução, está iniciando um grande debate e se dando visibilidade à Escarpa Devoniana”, disse o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), relator do PL na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais – contrário à redução.

Clique e assista ao documentário

 

Com informações do OJC

VEJA TAMBÉM

Projeto que proíbe a retirada de penas de aves vivas é aprovado na ALEP
Estudo com diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana é apresentado na Assembleia
  Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Dia da Luta contra Discriminação Racial passa na Comissão de Direitos Humanos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais