notícias

Documentário contra a redução da APA da Escarpa Devoniana é lançado em Curitiba

Documentário contra a redução da APA da Escarpa Devoniana é lançado em Curitiba

Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) lançou nesta sexta-feira (27), na ExpoUnimed, em Curitiba, o curta metragem “Os Últimos Campos Gerais”, que revela os riscos e as irregularidades que permeiam o projeto de lei 527/2016, que pretende diminuir em quase 70% os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, a maior unidade de conservação do Sul do Brasil. O lançamento contou com a presença de 300 pessoas, entre as quais, estudantes, lideranças do movimento Pró-Escarpa e lideranças políticas contrárias ao projeto.

O curta tem quinze minutos de duração, conta com a narração do ator Luis Melo e resume a polêmica da proposta de redução, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR) desde o segundo semestre de 2016.

“O filme lança luz ao problema, lembrando que a APA da Escarpa Devoniana é uma unidade de conservação de uso sustentável, que existe para estimular o convívio harmônico entre conservação da biodiversidade e a realização de atividades produtivas. Mas desde 2004, quando o Plano de Manejo da área foi criado, nunca foi respeitado”, explica Giem Guimarães, diretor do Observatório de Justiça e Conservação. 

Além do documentário, o OJC apresentou publicamente uma música, gravada voluntariamente por artistas contrários à redução da APA, com o nome “Pare. Preste Atenção”, que é a principal trilha sonora do documentário. Após o lançamento, uma mesa-redonda debateu as “Soluções sustentáveis para a APA da Escarpa Devoniana e Campos Gerais”.

“Não queremos a Escarpa apenas pela Escarpa, pois há um enorme potencial turístico e cultural ali e que, a partir deste fato triste, que é a tentativa de redução, está iniciando um grande debate e se dando visibilidade à Escarpa Devoniana”, disse o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), relator do PL na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais – contrário à redução.

Clique e assista ao documentário

 

Com informações do OJC

VEJA TAMBÉM

Assembleia sedia lançamento de livro e exposição de fotos sobre o tropeirismo e os Campos Gerais
Rasca e gestores discutem ações em prol dos animais para Pontal do Paraná
Audiência pública na Assembleia Legislativa debate questão da exploração econômica da água
Entidades entregam novo parecer contra a redução da Escarpa Devoniana ao presidente da ALEP
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais