notícias

Deputado lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos no Paraná e no Brasil 

Deputado lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos no Paraná e no Brasil 

Terca-Feira, 05 de Junho de 2018

O deputado estadual Rasca Rodrigues (Podemos-PR) lançou nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de vídeos sobre os problemas do uso indiscriminado de agrotóxicos no Paraná e no Brasil. Ao todo, a série intitulada de “Agrotóxico Mata”, terá cinco pequenos vídeos sobre o tema e será divulgado diariamente até o próximo sábado (9).

O primeiro vídeo da série trata do "Uso excessivo de agrotóxicos no Brasil", destacando o fato do país ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mesmo tendo apenas a terceira maior produção agrícola. “Algo está errado, a conta não fecha”, diz Rasca no vídeo. 

O deputado também faz um alerta no vídeo sobre o iminente risco de embargo das exportações brasileiras, assim como ocorre com os frangos, de alimentos produzidos com agrotóxicos proibidos pela União Europeia. “Nós usamos 60% dos agrotóxicos proibidos na Europa para produzir os alimentos que os próprios europeus importam daqui. O mundo só vai continuar comprando alimentos de nós se forem saudáveis”, afirma.

Os próximos vídeos da série tratarão sobre "O glifosato e seus riscos à saúde", nesta quarta-feira (6); "Agrotóxicos e transgênicos", na quinta (7); "É possível reduzir o uso de agrotóxicos?", na sexta (8) e "Como evitar ou diminuir alimentos contaminados", no sábado (9).

 Segundo Rasca, a campanha de vídeos tem o objetivo de levar informações, com base em pesquisas científicas recentes, para a população em geral em um momento de possíveis retrocessos na legislação de controle e fiscalização de agrotóxicos no Brasil.

“No Congresso Nacional há várias propostas que acabam com qualquer controle sobre este tema, que é gravíssimo. A população tem o direito de saber os malefícios destes venenos, que contaminam nossa comida, nosso solo, nossos rios”, explica ele.

Rasca se refere ao “Pacote do Veneno”, em tramitação na Câmara dos Deputados, um conjunto de projetos de lei para flexibilizar a legislação atual sobre os agrotóxicos. Entre as medidas do pacote estão à mudança do termo agrotóxico para produtos fitossanitários e a simplificação do processo de registro de novos agrotóxicos, eliminando os órgãos de controle do processo de aprovação.

 

VEJA TAMBÉM

Especialistas propõem a criação de um plano de redução do uso de agrotóxicos no Paraná
Audiência pública debaterá o "Pacote do Veneno" e a criação de uma Política Estadual para a Redução dos Agrotóxicos no Paraná
"Expedição Iguaçu" é lançada oficialmente na Assembleia Legislativa
Apenas 2% dos municípios do Paraná têm planos de conservação da Mata Atlântica
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais