notícias

Deputado denúncia ao MP, IAP e SMMA, o descarte de entulhos no Rio Belém

Deputado denúncia ao MP, IAP e SMMA, o descarte de entulhos no Rio Belém

Quinta-Feira, 27 de Outubro de 2016

Após denunciar na última sexta-feira (21), por meio de um vídeo postado na sua página oficial no Facebook, o descarte de entulhos da construção civil praticado por empresas de caçamba em vários trechos do Rio Belém, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) encaminhou nesta quinta-feira (27) ofícios à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (CAOPMA), ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), formalizando a denúncia de crime ambiental e pedindo que providências sejam tomadas sobre o caso.

Na denúncia, Rasca reafirma que as empresas de caçamba estão usando às margens do Rio Belém para armazenar caçambas cheias de entulhos (tijolos, areia, cerâmicas, concreto, tinta, etc), prática que já configura crime ambiental, e em alguns casos, descartando diretamente na encosta do Belém, quando as caçambas transbordam.

“As empresas de caçamba, além de receberem para destinarem em locais adequados os resíduos da construção civil, são obrigadas por Lei. Mas acabam não fazendo isto, pois há um custo para levar os entulhos até estes locais e preferem deixar na margem do rio”, explicou Rasca, que é presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e ex-secretário estadual do Meio Ambiente.

“Junto com os ofícios estamos encaminhando fotos das caçambas, onde é possível identificar as empresas facilmente. Não podemos tolerar este tipo de crime que é o responsável por manter nosso rio morto. Os resíduos da construção civil são uma das principais formas de poluição e o seu descarte traz grandes riscos de enchentes na região”, afirma ele na denuncia.

O principal trecho do Rio Belém onde as caçambas estão concentradas nas margens é no bairro Boqueirão, entre as ruas Canal Belém e Rodolfo Bernardelli. Entretanto, o problema do descarte irregular pode ser encontrado em vários pontos do rio.

VEJA TAMBÉM

População e especialistas se posicionam sobre possível redução do Parque Lago Azul, em Campo Mourão
Audiência pública debaterá projeto que pretende reduzir 70% do Parque Lago Azul
Projeto que prevê colação de grau gratuita a todos os formandos vai à sanção
Audiência pública debate impactos de Medida Provisória que altera o Marco Legal do Saneamento Básico 
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais