notícias

CPI realiza primeira oitiva para apurar crimes contra animais

CPI realiza primeira oitiva para apurar crimes contra animais

Quarta-Feira, 11 de Maio de 2016

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Animais ouviu, na manhã desta quarta-feira (11), o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Adriano da Cruz Ribeiro sobre o volume de denúncias de maus tratos aos animais recebidas pelo orgão. A oitiva foi o primeiro encontro aberto da CPI, presidida pelo deputado estadual Felipe Francischini (SD).

Durante a reunião, Ribeiro falou sobre a rotina de denúncias da delegacia e sugeriu aos deputados a criação de uma central de inteligência com o objetivo de unificar os dados sobre crimes ambientais e de proteção aos animais. “Para combater o nosso inimigo, nós precisamos conhecê-lo. Com essa ferramenta, teremos uma efetividade muito maior no trabalho a ser desenvolvido”, afirmou.

Membro da CPI e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), demonstrou, por diversos momentos, sua preocupação com os rumos que a CPI pode tomar. Segundo ele, sem um objeto claro para ser investigado, "ela pode ser um verdadeiro tiro no pé" e acabar prejudicando até mesmo os protetores de animais.

"Desde o início fui contra criar uma CPI sem ter um fato para ser investigado, até porque, este é o objetivo de toda a CPI, investigar algo concreto. Vou acompanhar os trabalhos com esta preocupação, que acredito ser dos demais deputados, para evitar que no afã de encontrarmos algo para ser apurado acabemos criminalizando o lado mais frágil", explicou Rasca.

O primeiro encaminhamento feito pela Comissão, aprovada na reunião, será uma consulta a todas as delegacias de Polícia Civil do estado para levantar dados sobre investigações de crimes de maus-tratos de animais domésticos e silvestres em andamento no Paraná. 

VEJA TAMBÉM

Deputado quer que instituições ofereçam colação de grau gratuita a todos os formandos
Projeto que amplia possibilidades de ascensão de praças da Polícia Militar segue para sanção
Rasca recebe homenagem do “Movimento Duplicação Já” pelo trabalho na conquista da duplicação da Leopoldo Jacomel
Comissões de Ecologia e de Finanças aprovam incentivos à geração de energia limpa
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais