notícias

CPI realiza primeira oitiva para apurar crimes contra animais

CPI realiza primeira oitiva para apurar crimes contra animais

Quarta-Feira, 11 de Maio de 2016

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Animais ouviu, na manhã desta quarta-feira (11), o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Adriano da Cruz Ribeiro sobre o volume de denúncias de maus tratos aos animais recebidas pelo orgão. A oitiva foi o primeiro encontro aberto da CPI, presidida pelo deputado estadual Felipe Francischini (SD).

Durante a reunião, Ribeiro falou sobre a rotina de denúncias da delegacia e sugeriu aos deputados a criação de uma central de inteligência com o objetivo de unificar os dados sobre crimes ambientais e de proteção aos animais. “Para combater o nosso inimigo, nós precisamos conhecê-lo. Com essa ferramenta, teremos uma efetividade muito maior no trabalho a ser desenvolvido”, afirmou.

Membro da CPI e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), demonstrou, por diversos momentos, sua preocupação com os rumos que a CPI pode tomar. Segundo ele, sem um objeto claro para ser investigado, "ela pode ser um verdadeiro tiro no pé" e acabar prejudicando até mesmo os protetores de animais.

"Desde o início fui contra criar uma CPI sem ter um fato para ser investigado, até porque, este é o objetivo de toda a CPI, investigar algo concreto. Vou acompanhar os trabalhos com esta preocupação, que acredito ser dos demais deputados, para evitar que no afã de encontrarmos algo para ser apurado acabemos criminalizando o lado mais frágil", explicou Rasca.

O primeiro encaminhamento feito pela Comissão, aprovada na reunião, será uma consulta a todas as delegacias de Polícia Civil do estado para levantar dados sobre investigações de crimes de maus-tratos de animais domésticos e silvestres em andamento no Paraná. 

VEJA TAMBÉM

Assembleia sedia lançamento de livro e exposição de fotos sobre o tropeirismo e os Campos Gerais
Rasca e gestores discutem ações em prol dos animais para Pontal do Paraná
Audiência pública na Assembleia Legislativa debate questão da exploração econômica da água
Entidades entregam novo parecer contra a redução da Escarpa Devoniana ao presidente da ALEP
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais