notícias

Assembleia sedia lançamento de livro e exposição de fotos sobre o tropeirismo e os Campos Gerais

Assembleia sedia lançamento de livro e exposição de fotos sobre o tropeirismo e os Campos Gerais

Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2017

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa sediou na manhã desta segunda-feira (4) o lançamento do livro “Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná”, dos geólogos Antonio Liccardo e Gil Piekarz, bem como marcou a abertura da exposição de fotos sobre a região dos Campos Gerais que se estenderá até o dia 8 de dezembro, no horário das 9 às 18 horas. A proposição para realização do evento foi feita pelos deputados Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura; Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais; e Anibelli Neto (PMDB), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

Péricles destacou a importância do lançamento do livro para a Assembleia, para os Campos Gerais e para o Paraná, principalmente neste momento em que se discute a Escarpa Devoniana, ajudando a aprofundar o debate e envolvendo todos os segmentos afetados pela matéria. Rasca Rodrigues foi na mesma linha e Anibelli Neto revelou-se um entusiasta do tropeirismo, argumentando que as novas gerações precisam conhecer melhor esse momento da história do Paraná, importante na formação de sua identidade.

Resgate – Antonio Liccardo, geólogo, fotógrafo e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, explicou que a intenção do livro, que já teve um pré-lançamento em Ponta Grossa, é sobretudo a valorização da cultura dos Campos Gerais, resgatando aspectos do Paraná antigo e atrelando cultura e meio ambiente. Referindo-se aos relatos do naturalista francês Saint-Hilaire, que passou pela região por volta de 1820, disse que a formação geológica da região foi responsável pela delimitação da rota dos tropeiros que conduziam mulas desde o Rio Grande do Sul até Sorocaba (SP) e Minas Gerais. Plana e rica em água, ela facilitava o trabalho dos tropeiros.

Gil Piekarz, que trabalhou na Mineropar – Serviço Geológico do Paraná, hoje incorporado ao Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), coordenador do projeto Sítios Geológicos e Paleontológicos do Paraná, entre 2003 e 2010, falou sobre o desejo de entender o chão por onde os tropeiros passaram, relacionando-o ao importante ciclo econômico que ajudou a moldar a identidade paranaense, com reflexos em todo o seu território.

Ainda falaram durante o evento Amílcar Cavalcante Cabral, diretor presidente do ITCG, destacando que a região dos Campos Gerais carece de políticas públicas para áreas ambientais, e o historiador  e um dos idealizadores da Rota dos Tropeiros, Carlos Roberto Solera, para quem o tropeirismo é um dos principais sentimentos da brasilidade, influente na fixação territorial, na religiosidade, na gastronomia e até mesmo na criação de um código de honra que sustentou a seriedade dos compromissos assumidos por aqueles que se prestavam a fazer o transporte de mercadorias.

Tropeirismo – O livro será lançado ao longo de 2018 nos demais 16 municípios que compõem a Rota dos Tropeiros no Paraná, como a Lapa, Castro, Ponta Grossa. Totalmente ilustrado, com 248 páginas, resulta de um projeto da antiga Mineropar com início em 2004, quando os autores tiveram seus primeiros contatos técnicos com o tema e essa importante área do estado, percorrendo a rota e investigando sua geodiversidade. A edição do livro é da Editora Estúdio Texto e recebeu apoio do ITCG, UEPG e da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-Núcleo Paraná).

A exposição de fotos permanecerá aberta no local até o dia 8 de dezembro, quando então seguirá em mostras itinerantes pelas demais cidades dos Campos Gerais que integram a Rota dos Tropeiros.  

VEJA TAMBÉM

Comissões de Ecologia e de Finanças aprovam incentivos à geração de energia limpa
Projeto que isenta ICMS de microgeradores de energia é aprovado na Assembleia Legislativa
Projeto que isenta ICMS de microgeradores de energia será apreciado pela Comissão do Meio Ambiente nesta segunda (18)
Deputado lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos no Paraná e no Brasil 
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais